Lipo HD
Assista ao vídeo sobre o procedimento
O que é lipo HD ou LAD
Lipoaspiração em alta definição (high definition) surgiu após muito trabalho do Dr. Alfredo Hoyos pensando em retirar o estigma da lipoaspiração tradicional.
A técnica é composta de estudos anatômicos da musculatura e linhas de intersecção, deixando o corpo com contorno mais natural e atlético.
Ao contrário do muitos pensam a técnica correta não realiza a marcação da gordura e sim o afinamento desta com linhas de nuances que marcam a própria musculatura, no abdome, braços, costas e coxas.
Diversos fatores vão ajudar a definição e contorno corporal, como força muscular, qualidade da pele, presença ou não de estrias, peso corpóreo, entre outros.
O paciente ideal para esse procedimento é aquele que faz atividade física regularmente, se alimenta adequadamente, está no peso ideal mas deseja maior contorno e definição corporal.
Tecnologias
O uso das tecnologias não é obrigatório para uma lipoHD, porém elas vieram para auxiliar na técnica e dar mais segurança ao procedimento.
Utilizo em todas minhas lipoaspirações o vibrolipo (Microaire®), é um aparelho que ao mesmo tempo que aspira realiza vibrações quebrando a gordura, ajuda na aspiração de gordura necessitando de menor força do cirurgião e menor trauma aos tecidos, reduzindo a quantidade de roxos, sangramento e manchas.
Existem também tecnologias avançadas como ultrassom e laser que fazem a quebra da gordura e de fibroses, muito úteis em lipo secundária e ajudam a marcação e definição da musculatura. Esses aparelhos machucam menos vasos sanguíneos e nervos, levando menor sangramento, menor edema, menos dor no pós-operatório e como consequência maior segurança para o paciente.
Uma novidade é o aparelho Renuvion®, exclusivo para retração da pele, utiliza o gás hélio para gerar energia e estimular colágeno. Possui indicação em alguns pacientes a depender de fatores anatômicos, flacidez e qualidade da pele.
As tecnologias costumam ser associadas para maior segurança e melhor resultado estético.
Termos em lipoaspiração
São todos nomes para aspiração de gordura por meio de cânulas, porém cada um com sua particularidade
- Lipo light, minilipo ou hidrolipoaspiração
São lipos de pequeno porte geralmente realizadas em consultório com anestesia local, costumo deixar para pequenas áreas como papada, culotes e pequenos refinamentos. Não é possível definir cintura ou realizar uma lipoaspiração corporal com esse procedimento.
- Lipoescultura
Lipoaspiração em várias partes do corpo com enxerto de gordura em locais onde é necessário para melhor beleza e contorno corporal. Podemos enxertar os glúteos para volumizar e arredondar, entre outros locais como depressão trocantérica, coxa, músculo peitoral e braços, além de áreas de retrações anatômicas ou até mesmo de cirurgias prévias.
A gordura pode ser tratada de diversas maneiras a depender da área tratada e do cirurgião, como decantação, lavagem, centrifugação e filtragem.
- Lipo HD ou Lipo LAD
É o conceito da lipoaspiração mais atual, que pode ser associada a enxerto de gordura. Pode ser de alta, média ou baixa definição que varia de acordo com sexo, tônus muscular, cirurgias prévias e qualidade da pele.
- Ugraft
Ultra lipo HD é uma técnica que usa de enxerto de gordura para preenchimento e fortalecimento muscular. Guiado por ultrassom aplicamos gordura nos “gominhos” do abdômen para realçar a musculatura de uma forma segura e natural. Pode ser realizada também para volumização de ombro, trapézio, bíceps, tríceps e coxas.
Perguntas e respostas sobre as principais dúvidas
A lipoaspiração emagrece?
A indicação da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada. Não é recomendada para grandes emagrecimentos, mas sim para a retirada de gordura em excesso – até mesmo em pessoas magras. A gordura localizada fica em reservatórios separados do resto dos líquidos do corpo: ela se deposita dentro das células adiposas, que são sugadas pelas cânulas da lipoaspiração. Estes reservatórios podem alterar o formato do contorno corporal, gerando a impressão de excesso de peso. Por este motivo, um paciente apesar de magro pode ter depósitos de gordura em excesso em determinadas partes do corpo.
Algumas regiões do corpo têm predisposição de acumular gorduras que não é consumida pelo organismo.
O propósito é eliminar gordurinhas localizadas que teimam em permanecer até nos mais atléticos. Existe um limite de 5-7% do peso corporal do paciente em volume que pode ser retirado variando de paciente para paciente. Inclusive ela é contraindicada em pacientes obesos.
A lipoaspiração melhora as celulites?
Apesar de não ser uma cirurgia indicada para este fim pode-se obter uma melhora das celulites localizadas nos culotes e glúteos pois as traves que formam a celulite são quebradas durante a cirurgia, podendo associar a enxerto de gordura.
Qual a melhor anestesia?
Pode ser feita com anestesia peridural, sedação, raquianestesia, anestesia geral ou a combinação de algumas destas. A escolha do tipo de anestesia é feita com base na extensão do procedimento, na perspectiva de tempo do procedimento cirúrgico, no posicionamento do paciente durante a cirurgia, dentre outros fatores que visam a segurança do paciente. A definição é alcançada em consenso entre a equipe médica (cirurgião plástico e anestesiologista), sendo comunicado ao paciente e sanadas as possíveis dúvidas.
Resultado
Geralmente há edemas (inchaços) e equimoses (roxos) em toda a região tratada, podendo escorrer para pernas e pubis pela força gravidade. O resultado começa a ser visto com 3 meses de cirurgia, mas é variável de acordo com cada paciente. O resultado final é visto com 1 ano após o completo desinchaço da pele e do tratamento de fibroses se essas aparecerem. Muito importante para a manutenção do resultado é manter o peso, se alimentando de forma saudável e realizando exercício físico. Pessoas descontroladas podem engordar em regiões lipadas ou pior, aumentar a gordura intra-abdominal, muito perigosa para doenças cardíacas, além de interferir no aspecto estético.
Existem complicações?
Como toda cirurgia, podem existir complicações. A mais frequente é a irregularidade que pode ser corrigida com injeção de gordura no local (lipoenxertia). Flacidez na pele também pode ocorrer em pessoas que já tem uma pele com pouca característica de retração, originando o umbigo triste. Necrose de pele, perfuração de vísceras e embolias pulmonares são raras. As complicações podem ser evitadas realizando um pré-operatório adequado e tendo um médico consciente e habilitado para tal procedimento.
Posso fazer outras cirurgias associadas a lipoescultura?
É comum associar a lipoescultura a cirurgia de abdominoplastia, conseguindo dessa forma um contorno corporal adequado + a retirada do excesso de pele do abdome. Outras cirurgias de menor porte também podem ser associadas, como prótese de mamas, blefaroplastia, otoplastia e ninfoplastia.
Quais os cuidados pós-operatórios?
Repouso relativo, ingestão hídrica intensiva.
A drenagem linfática está sempre indicada pois acelera o processo de eliminação de líquidos retidos durante a cirurgia além de dar mais conforto ao paciente operado.
Importante também é utilizar malha compressiva por cerca de 2 meses.
Exposição solar só após liberação do médico, em torno de 2 a 3 meses.
Homens podem fazer lipoescultura?
Claro! A diferença é que que devemos respeitar os detalhes anatômicos masculinos e algumas técnicas diferentes devem ser realizadas na hora da marcação e do enxerto. Por exemplo, abdome e glúteos mais quadrados, peitoral e ombros mais marcados. O homem tem a tendência de acumular a gordura no abdome, diferentemente das mulheres que sofrem mais com quadris e culotes. Quem tem gordura abdominal precisa emagrecer antes de uma lipoaspiração.
Qual o preço de uma lipoaspiração?
Os valores dos procedimentos são passados após uma avaliação clínica e entendimentos das limitações e expectativas. Cada paciente deve ser ter suas condutas individualizadas.